:::: MENU ::::
  • As respostas para perguntas que poucos fazem.

  • Conteúdo de qualidade, gratuito e legal.

  • Discussões saudáveis. Um espaço para sua opinião.

10/07/2015

A sensação de ter terminado de assistir um filme daqueles supreendentes é ótima, não? Aquela inquietude que gera tagarelice e todas as conversas animadas... a certeza de ter sido marcado permanentemente por uma obra de arte e, principalmente, aquela pergunta pertinente: Como conseguiram fazer algo tão perfeito?






Antes de tendências homicidas serem despertadas em você, caro leitor, esteja ciente de que a escolha dos filmes foi feita seguindo estes critérios: Beleza>Filosofia>Enredo. Filmes muito antigos não foram considerados - para evitar "estranheza".


01 - O pequeno príncipe







Sim, a animação. O filme foi divulgado como infantil, mas não se restringe à classificação. Diria, mais que isto, que o que me faz incluir o filme na lista é a complexa filosofia que é embutida de forma leve ao longo da trama. A leveza infantil traz elegância e a constituição do enredo entre as três realidades apresentadas (a história do filme, do livro e a soma das duas) constrói um viés interpretativo que faz com que as crianças assistam uma história diferente dos adultos. E que os adultos enxerguem, entre si, enredos diferentes.




 

  

02 - A árvore da vida





Façam suas apostas! Assisti o filme várias vezes acompanhado de diferentes pessoas. Nas minhas contas, das 12 pessoas que assistiram comigo, 11 simplesmente não tinham o que falar sobre o filme. Não entenderam absolutamente nada. E não era culpa delas!

"A árvore da vida" é um filme subjetivo, o enredo se passa não com palavras, mas com gestos e simbologia. Existe sim filosofia teísta no filme. Mas a proposta de tal é tão suave que é possível distingui-la em um significado surpreendentemente mais plausível e bem menos religioso. O filme é vivo, lindo, feito como a mais pura arte, com um enredo magnífico e um desafio que transcende o da maioria dos filmes: utilizar uma dualidade graça/natureza para contar a história do mundo e de uma família. Garanto que ambos iremos concordar que poucos filmes conseguem ser tão grandiosos ao contar a história da vida.




 

 

 

03 - Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência

 



Ria da nossa desgraça! Este é de fato um filme estranho. Não só pelo título espalhafatoso , mas também pela forma como é filmado. Posições duras, uma estética minimalista, cortes a cada dois minutos e uma brincadeira com as desgraças da humanidade. Este é o terceiro filme da trilogia "sobre ser um ser humano", complementada por "Canções do Segundo Andar" e "Vocês, os Vivos". O filme é uma comédia, mas não deixa de ser cruel - e de piorar a cada momento.







 04 - Solaris

 




E você acabou de se perguntar o porquê de 2001 não estar aqui. Bem... Se 2001 possui uma proximidade maior com os filmes produzidos hoje em dia, Solyaris possui em si características únicas. É também um filme contemplativo, mas a observação e o entendimento do seu conteúdo são diferentes. Solyaris é mais complexo, mais cru e muito menos cativante que 2001 - e sim, isto é uma coisa boa.

Taques longuíssimos, planos sequências de estética russa e trechos onde os planos da imagem sobrepõe também a história estão espalhados por todo o filme. Nada parece ser por acaso e  nada será rápido. Um filme produzido na URSS e que mostra um pouco do que foi produzido naquela época.

Há um reboot feito recentemente, o trailler abaixo, no entanto, é da versão original - minha preferida, apesar das limitações.






05 - O homem bicentenário

 




Não, eu não sei o que é a vida! Mas é provável que, depois de tantos anos sendo exibido, você já tenha assistido o filme. Isto não o restringe. O filme é uma reflexão sobre o que é um ser vivo, consciência, ontologia, amor e morte. Uma obra única que, mesmo sem possuir grandes apelos artísticos, faz-se marcante e grandiosa. Sem dúvida capaz de mudar uma vida, "O homem bicentenário" é guardado por mim como um dos melhores filmes que já assisti.






E você? Tem algum filme que adoraria recomendar? Deixe nos comentários! Quem sabe ele aparece na próxima lista!

2 comentários:

  1. "A árvore da vida" e "Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência" são tipos de indicação que eu me sinto obrigada a assistir, de tanto que me chamaram a atenção.
    Amei o seu blog. Super bonito o layout e muito moderno. Quero ler tudinho aqui! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina!

      Obrigado pelos elogios, também gostei muito do seu blog quando o visitei :)

      E os filmes, garanto que todos são muito bons... fiz a lista a dedo :0

      Excluir

Este é um ambiente que busca a discussão saudável e proveitosa. Independentemente de suas convicções, mantenha a educação.

Algo a dizer? Contate-nos